[ GAME-BLOG ]

gregorieantonyy

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"Não tenho talento pra criar games."

Acredito que , na cabeça da maioria das pessoas, quando pensam em GameDev/Desenvolvimento de Jogos, a imagem que surge é de uma empresa gigantesca com centenas de funcionários, vários setores e cada um com suas tarefas.

Embora essa visão não esteja errada, pensar que essa é a única forma de criar games hoje em dia é TOTALMENTE ERRADO, porque nunca foi tão fácil criar jogos sozinho quanto no momento que estamos vivendo.

Antigamente, só empresas com muito dinheiro tinham condições de criar games.
Hoje existe uma quantidade tão grande de engines/frameworks que nem programar você precisa saber para criar seus próprios jogos.

E MUITA gente está fazendo isso agora mesmo e ganhando muita grana.

Eu tentei muitas game engines ao longo dos anos como hobby, mas nunca consegui criar muita coisa além de alguns projetos fracos.
Durante muito tempo, acreditei que talvez criar games não fosse pra mim  e isso virou só mais uma frustração na minha longa lista de hobbies abandonados.

Engines como Gdevelop, Construct, Scratch, Stencyl, entre várias outras, permitem que qualquer pessoa crie games sem aprender a programar e algumas sem pagar nada.


Esses são só alguns exemplos. Na verdade, existem inúmeras engines e todo dia aparece uma nova com alguma proposta diferente.
Opções não faltam. Basta pesquisar e encontrar a que faz você se sentir à vontade e combina com a forma como você pensa.

Tenho certeza de que muita gente já desistiu de fazer seus games com aquele pensamento autodestrutivo:

“Se eu não consigo criar um game usando a engine mais fácil, então talvez eu não tenha capacidade.”

A frustração realmente tem esse poder de auto-sabotagem, mas antes de desistir, tem algo MUITO importante que ninguém te conta:

Cada game engine tem sua própria filosofia.

Quando digo “filosofia”, quero dizer que cada engine tem a sua maneira particular de fazer as coisas.
Isso acontece porque toda engine é criada com base na visão do seu criador, e cada criador pensa diferente, enxerga o mundo de um jeito próprio e tem suas próprias necessidades. Por isso, você nunca vai encontrar duas engines idênticas.

E só porque uma engine permite criar games sem programar, não significa que ela será compatível com a sua forma de pensar.

Quando alguém não consegue se entender com um software, é comum se auto-sabotar, achando que é burro ou sem talento, quando na verdade a filosofia daquele programa simplesmente não combina com a sua.

Minha recomendação é simples:

  • TESTE QUANTAS ENGINES FOREM NECESSÁRIAS ATÉ ACHAR UMA QUE FUNCIONE PRA VOCÊ.

Pode ser que a engine mais famosa acabe servindo.
Mas também pode ser que você encontre uma engine obscura que ninguém usa, mas que encaixa perfeitamente com você, e aí, quando terminar um jogo, as pessoas vão perguntar qual engine você usou só para descobrir que nunca ouviram falar dela.

Não existe uma resposta certa para:

“Qual é a melhor game engine pra iniciantes?”

A única resposta verdadeira é:
a melhor engine é aquela que funciona pra você.

Uma rápida pesquisa mostra dezenas de engines prometendo criar games sem escrever uma linha de código, mas nenhuma delas faz as coisas da mesma maneira.

Depois de anos testando engines sem sucesso, finalmente encontrei uma que funcionou perfeitamente pra mim: DragonRuby.

Não vou entrar em detalhes agora porque vou falar MUITO sobre ela aqui no blog. Mas, pra resumir por que eu amei:

  • Primeiro: posso criar jogos usando Ruby, a linguagem que mais fez sentido na minha cabeça.

  • Segundo: Segundo é que seria o lugar perfeito pra prototipar meus games e testar minhas ideias SEM LIMITES.

Meu objetivo com esse blog é documentar meu progresso de aprendizado ao longo do tempo.
É aqui que vou colocar minhas anotações, o que aprender, minhas impressões e minhas experiências.

Claro que seria ótimo se muitas pessoas acabassem conhecendo a DragonRuby por aqui, mas minha intenção principal é registrar minha jornada e, quem sabe, finalmente terminar um projeto.

Estou desesperado para começar algo e concluir. Mesmo que seja só uma vez  mas espero que não.
Esse blog é mais uma tentativa, quase DESESPERADA, de não desistir como fiz com tanta coisa na minha vida.

Estou MUITO animado sempre fico assim quando começo algo novo  mas também sei que tenho a tendência de desistir no meio do caminho.

Espero que dessa vez seja diferente.
Acho que meu erro no passado foi colocar expectativas altas demais.
Agora vou com calma. Pés no chão.

Imagem: https://redspark.itch.io/made-with-dragon-ruby 

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