Vasculhando a web em busca de algo interessante pra jogar eu acabei encontrando um game chamado: "The Note".
Sendo bem honesto não sei se posso chamar isso de game, pois na realidade seria mais um projeto de arte ou como os próprios desenvolvedores descreveram :
". . . um curto experimento com um intenso foco nas emoções do jogador."
A descrição do game no site official: No site oficial a descrição é bem minimalista combinando com a estética do jogo que assim como as palavras tinha muito poucas cores se resumindo em preto, branco e alguns tons de cinza.
"O avatar é ‘você’, que corre pelo desconhecido até enfrentar a morte.
Essa é a mecânica principal do jogo.Em ‘The Note’, você não sabe nada sobre seu personagem. Você não sabe o que fazer, para onde ir e nem mesmo quais botões usar.
Corra, enfrente imagens, textos e ouça palavras sobre um poema e viva-o. Essa é a parte mais importante da experiência: a interação.
Corra pelo desconhecido até finalmente enfrentar a morte."
Algumas imagens do game:
Agora algumas imagens do site em 2014:
A equipe responsavel pelo projeto como pôde ver em uma das imagens é uma desenvolvedora indie de games de ISTANBUL(Turquia) chamada -Motamot-.
"The Note" não é um game real nos moldes tradicionais, mas sim como se os desenvolvedores tivessem transformado um poema em um game.
Eles disseram extamente isso na descrição do game quando ainda estava na Steam:
"Queremos fazer um experimento com poesia em tempo real.
Um experimento curto com um foco intenso nas emoções do jogador.
Nosso avatar corre, encontra imagens, textos e ouve palavras sobre um poema e o vive.
The Note foca mais na experiência de ser do que de ver. Tudo o que você faz e ouve no jogo está ali porque acreditamos que isso ajuda você a experimentar a poesia. Queremos fazer um experimento com poesia em tempo real.Este é um jogo de plataforma sidescroller.
O poema é "Peace, My Heart", de Rabindranath Tagore. O jogo inteiro dura cerca de 8 minutos.
Portanto, estamos considerando isso como um poema e uma forma de arte. Esperamos que você goste.Quem espera algo diferente disso deve seguir para outros jogos deste site. Além disso, ele é muito curto! Quem ainda continua lendo pode aproveitar uma verdadeira arte em forma de jogo. Movemos-nos com as "setas". O único caminho que parece certo é, bem… o da direita. O mundo ao redor é muitas vezes bonito, mas questionável ?!?!? No final, precisamos começar de novo? Por quê? Veja você mesmo."
Link: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=158520923
Se você for curioso(a) e tentou clicar no link da página do game você
percebeu que o game já não está mais na steam e embora não tenha
descoberto o motivo, eles decidiram tirar o game do site ainda em 2014
como pode ver no post da desenvolvedora na seção de comentários:
Uma coisa interessante sobre o poema após fazer algumas pesquisas é que o autor, o escritor indiano Rabindranath Tagore (1861–1941), não especifica que tipo despedida ele está se referindo em seu poema, podendo ser luto,fim de relacionamento, fim de uma jornada ou seja pode ser qualquer coisa.
Se por um lado o poema original o autor intencionalmente não deixa claro do que exatamente está falando, ( e por consequência fazendo o poema servir para muitas ocasiões ) por outro lado no game sabemos exatamente em direção à que estamos correndo: M0rte. Não tem como sair vivo desse game.
Aqui está o poema com a tradução logo abaixo:
Peace, My Heart por Rabindranath Tagore (1861–1941)
(Paz, Meu Coração)Peace, my heart, let the time for the parting be sweet.
(Paz, meu coração, que o momento da despedida seja doce.)Let it not be a death but completeness.
(Que não seja uma morte, mas um completar-se.)Let love melt into memory and pain into songs.
(Que o amor se dissolva em lembrança e a dor se transforme em canções.)Let the flight through the sky end in the folding of the wings over the nest.
(Que o voo pelo céu termine com o dobrar das asas sobre o ninho.)Let the last touch of your hands be gentle like the flower of the night.
(Que o último toque de suas mãos seja suave como a flor da noite.)Stand still, O Beautiful End, for a moment, and say your last words in silence.
(Detém-te, ó Belo Fim, por um instante, e dize tuas últimas palavras em silêncio.)I bow to you and hold up my lamp to light you on your way.
(Eu me inclino diante de ti e ergo minha lâmpada para iluminar o teu caminho.)
Uma breve nota sobre como andam as coisas para o talentoso time de desenvolvedores turcos no presente momento.
Toda a informação desse artigo só foi possível graças ao Way Back Machine pois o site esteve fora do ar por alguns anos e eu só descobri que estava de volta enquanto escrevia esse post.
Pelo que vi em suas redes sociais eles seguiram em frente e deixaram "The Note" para trás para se focar em um novo game chamado Hellkind.
Links para o download:
https://the-note.en.softonic.com/
https://www.izzygames.com/the-note-t4890.html
Links das redes sociais do devs(todas ainda ativas):
Website - http://www.motamot.co
Facebook - http://www.facebook.com/wearemotamot
X(Twitter) - http://www.x.com/wearemotamot
Vimeo - http://www.vimeo.com/wearemotamot
YouTube - http://www.youtube.com/wearemotamot
Observação: Diferente das outras redes sociais,a conta do Vimeo é a únca que ainda não recebeu o tratamento estético adotando o novo visual em azul que eles escolheram para promover o novo projeto. Acho que esqueceram😅.
Requerimentos (o game roda até numa torradeira):
- Windows 98/2000/XP/Vista
- Processor 3 Ghz
- 1 GB Ram
- 3D Graphics Card with 128MB Ram
- DirectX








Nenhum comentário:
Postar um comentário